You are currently viewing <strong>NOTA EM APOIO AO DEPUTADO LEANDRO GRASS À INSTALAÇÃO DA CPI DA PANDEMIA NO DF</strong>

NOTA EM APOIO AO DEPUTADO LEANDRO GRASS À INSTALAÇÃO DA CPI DA PANDEMIA NO DF

  1. A pandemia do COVID 19 assola o país levando, até o momento,  a morte de mais de 115 mil pessoas. São milhares de familias que estão sofrendo a perda de entes queridos por causa do alto grau de contágio do virus, associado a precária situação do sistema de saúde pelo país. Agrava-se, ainda mais, pelo menosprezo à gravidade do momento, a omissão e atos dolosos de gestores públicos por todo país.
  2. Os péssimos exemplos do presidente da República criaram um ambiente inadequado de enfrentamento desta emergência de saúde pública. Tratou a pandemia como “gripizinha” e difundiu informações de “tratamento” sem base  na comunidade científica e médica, nacional e internacional, desconsiderando as recomendações da Organização Mundial de Saúde. A sinalização foi de descontrole e ações descoordenadas, ambiente ideal para os malfeitores.
  3. Dos gestores estaduais e municipais esperava-se maior responsabilidade, já que os mesmos estão mais próximos da população e recebem as maiores pressões de demanda no sistema de saúde. Salvo raras execeções, não é o que o país vem observando. São diversas ações sem planejamento e denúncias de corrupção na compra de medicamentos e equipamentos para  o enfrentamento   desta pandemia. 
  4. No DF não foi diferente. Nesta semana a cúpula da secretaria de saúde foi levada à prisão por suspeita de superfaturamento de 30 milhões de reais em contratos de compra de testes rápidos para a COVID-19.   O Deputado Leandro Grass já vem, desde maio, denunciando as más ações na saúde do DF, quando acionou o Tribunal de Contas do DF sobre compras sem licitação dos testes rápidos e dos leitos para o hospital de campanha,  as quais são parte do objeto da investigação e base para as prisões realizadas.  
  5. Logo em julho, o deputado da REDE, apresentou o pedido de instalação de uma CPI da Pandemia no DF para investigar as denúncias de irregularidades, que agora estão sendo confirmadas conforme investigação e ação do Ministério Público. Outros parlamentares de diferentes partidos somaram-se a este esforço e também assinam o pedido de investigação pela  Câmara Legislativa Distrital. 
  6. É  fundamental que demais parlamentares do parlamento distrital assinem também esta CPI. Tem a mesma importância a pressão cidadã da população de brasília, para que a classe política local assuma seu papel fiscalizador, instale a CPI da Pandemia e proceda às investigações e apurações de todos os atos suspeitos com a devida punição dos envolvidos.
  7. Neste sentido a REDE Sustentabilidade, por meio de sua Executiva Nacional se soma ao Deputado Leandro Grass e demais parlamentares distritais para que esta CPI da Pandemia seja instalada e assim contribuia na punição de todos os corruptos envolvidos e faça com que o Governo do Distrito Federal aja de maneira celere para um enfrentamento qualificado e eficiente à emergencia de saúde pública e assim ajudar efetivamente salvar milhares de vida no Distrito Federal


Brasília, 26 de agosto de 2020.
Comissão Executiva Nacional
REDE Sustentabilidade