Marina Silva

Marina Silva cumprimenta a presidente reeleita e cobra ações de desenvolvimento sustentável

Rede Sustentabilidade 29 de outubro de 2014

A ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, publicou em sua página do Facebook, na noite de ontem, um vídeo em que pede união e entendimento para que os reais interesses do Brasil sejam maiores do que as diferença partidárias. Marina cumprimenta a presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), mas cobra ações para o desenvolvimento sustentável.

“Quero desejar que o governo da presidente atenda às expectativas da sociedade brasileira, que exige mudanças. como ela mesmo reconhece em seu discurso de vitória”, disse Marina Silva, em sua mensagem.

Segundo Marina, não é menos urgente dar atenção às causas climáticas e ao aquecimento global. “Dilma irá adotar medidas que atacou durante a campanha. Os políticos em geral, de governo e oposição, devem reconhecer que o meio ambiente não é uma parte incômoda das políticas públicas, mas sim a base da sobrevivência de todos nós”, ressalta. 

Marina afirma que a presidente reeleita deve dar atenção “justa e verdadeira” aos direitos das populações tradicionais indígenas e quilombolas. “É preciso institucionalizar as conquistas sociais, que devem ser tratadas como direitos, e não como favores deste ou daquele governo”.

A ex-seringueira reforça, ainda, que o desenvolvimento sustentável é prioritário. “O tema permanece sendo muito mais que nossa utopia, é o critério para a prática e o sentido de nossa ação política”, diz. 

A ex-senadora diz ainda que o governo Dilma não conta com prazos longos e que, desde já, precisa dar sinais de mudança na condução da economia, “para superar uma crise que ameaça se agravar e se estagnar com a volta da inflação”. 

País dividido

Marina segue afirmando que o Brasil está dividido e que a principal obrigação das lideranças, tanto dos vencedores quanto dos derrotados, é priorizar os interesses do país. “É preciso reencontrar novos caminhos para a união e o entendimento em torno de uma estratégia para os reais interesses do país, acima de nossas diferenças, e com base em programas”, afirma ela no vídeo.

Uma das líderes da Rede Sustentabilidade, Marina Silva cita o candidato derrotado, Aécio Neves (PSDB), a quem apoiou no segundo turno. “Cumprimento também o senador Aécio Neves pela sua determinação na campanha. Desejo que seu trabalho seja orientado pelos sonhos contidos na expressiva votação que recebeu e ainda pelos compromissos socioambientais que ele incorporou.”

Em sua saudação final, Marina Silva volta a falar da importância do meio ambiente e que vai continuar a perseguir os ideais que defende. “Pelo futuro sustentável que sonhamos em construir, me dirijo aos meus companheiros e a todos os brasileiros e brasileiras com a velha, persistente e incansável saudação de sempre: a luta continua e não vamos desistir do Brasil”.

Veja o vídeo na íntegra