cop21-33

REDE convoca militância para participar da Mobilização Mundial pelo Clima

Rede Sustentabilidade 24 de novembro de 2015

A Rede Sustentabilidade faz um apelo a toda militância e simpatizantes para participarem ativamente da Mobilização Mundial pelo Clima, a ser organizada nas principais capitais do país. A marcha acontece no próximo domingo, 29 de novembro, simultaneamente em todo o planeta. O ato global tem o objetivo de pressionar os países a fecharem um acordo climático que garanta um limite de 2°C para o aumento da temperatura média do planeta, durante a COP-21 (Conferência do Clima da ONU).

A mobilização ocorrerá um dia antes do início da conferência em mais de 1.500 cidades ao redor do mundo. Entre estes locais, destacam-se, Paris, na França – sede da COP-21 -, Sidney (Austrália), Nova York (EUA) e Berlim (Alemanha). No Brasil, o foco principal será São Paulo, mas haverá programação em outros municípios, como Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), entre outros locais.

O coordenador Executivo da REDE nacional, Carlos Henrique Painel, destaca que a importância da participação nesse ato global é essencial porque o tema é de extremo interesse. De acordo com ele, a marcha coloca o tema sustentabilidade na pauta e também chama a atenção para um grave problema mundial: a crise climática.

“Pedimos para todos os nossos apoiadores participarem dessa tão importante manifestação com camisetas, bottons e faixas. Assim, mostraremos à sociedade que a REDE está engajada nesse assunto tão importante e também envolve o dia a dia de todos aqui no Brasil, como no restante do planeta”, afirma.

Painel diz ainda que alguns militantes da REDE também podem participar de outra maneira dessa mobilização, caso as suas respectivas cidades de origem não tenham uma programação específica para o evento. “Nessas localidades, as pessoas também podem contribuir ou com palestras públicas na rua, ou passar vídeos referentes à crise climática mundial a um grupo de pessoas. Outra alternativa é se deslocarem para os locais mais próximos onde haverá essa mobilização. O importante é se mobilizar e a REDE precisa estar nesse importante debate”, completa (veja onde haverá atividades aqui).

Na véspera da COP-21
A COP-21a começa na segunda-feira, 30 de novembro, e se estende até 11 de dezembro. Durante esse período, existe a expectativa de que os países cheguem a um acordo global para impedir que o aumento da temperatura média do planeta não ultrapasse a 2°C.

A COP-21 vai reunir 197 países membros da ONU em Paris. Dentro dessa meta, também serão debatidas formas de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e, dessa forma, reduzir os efeitos da mudança climática. Os efeitos dessas alterações já são sentidos em diversas regiões do mundo. No país, já há registros de secas prolongadas ou chuvas de grandes proporções, que são intensificadas por modificações no clima. O abastecimento de água também está em jogo, em razão das estiagens mais prolongadas.