juventude10

Reunião do Elo Nacional da Juventude acontece neste sábado

Rede Sustentabilidade 15 de março de 2017

O Elo da Juventude da Rede Sustentabilidade realiza no próximo sábado, 18 de março, a sua reunião nacional para debater diversos assuntos, as suas posições em relação à atual situação do país e os próximos passos para 2017. O encontro será preferencialmente online, via internet. A importância dos jovens na construção do partido e como esse núcleo deve se adequar à resolução da REDE sobre a criação de elos temáticos estão entre os principais assuntos.

A reunião será realizada a partir das 14h, por meio da plataforma Adobe Connect. O encontro vai começar com a fala inspiradora de um convidado pelo Elo. Depois, acontece o momento autoral junto com a plenária, quando os participantes vão debater como a juventude é importante nesse processo de construção do partido.

Em relação à resolução da REDE sobre a criação dos elos temáticos e setoriais, esse núcleo irá analisar maneiras para mesclar o trabalho já feito pela Juventude no seu processo de organização com as exigências previstas no documento, aprovado na reunião do Elo Nacional realizada em novembro passado. “Temos construído o Elo da Juventude desde o início da REDE, então queremos somar o que a gente tem feito até então com o que está previsto (na resolução)”, avaliou Alice Gabino, uma das coordenadoras do Elo .

Depois desse tema, os integrantes também debaterão sobre o mapeamento da juventude da REDE nos estados. A reunião se encerra com os encaminhamentos que foram definidos ao longo do encontro.

Atividades para 2017
A reunião é a primeira grande atividade para 2017 do Elo da Juventude, que conta com uma importante pauta a ser trabalhada ao longo deste ano. Entre os assuntos, está a Reforma da Previdência.

Alice destacou que essa pauta também é da Juventude da REDE porque justamente essa geração deverá receber o passivo dessa reforma, caso seja aprovada. “Nós somos contra as mudanças como elas foram colocadas. Precisamos ter uma reforma, mas não essa do governo Temer. Nós temos um posicionamento igual ao do Elo Nacional”, justificou.

Além da Reforma da Previdência, esse núcleo também pretende debater com a sociedade formas de incluir e manter o jovem no mercado de trabalho, diante da crise econômica e social que se encontra o Brasil. A ideia é buscar soluções para o empreendedorismo jovem, ao incentivar novas fontes de atividades sustentáveis e qualificação profissional.

Outro assunto que deve entrar em debate no Elo da Juventude é a reforma da educação. Os jovens protagonizaram no ano de 2016 um processo de ocupação das escolas, fizeram protestos e mostraram a falência do sistema educacional do país. A ideia é manter as manifestações em busca de melhorias para o setor.

A violência contra os jovens é outro tema que terá atenção desse Elo, com a defesa da continuidade de uma política nacional para reduzir a mortalidade entre a juventude no país. Dados do Mapa da Violência de 2014 mostram que 30 mil dos 56 mil assassinatos registrados nesse ano eram de pessoas com idades entre 15 e 29 anos.

Diagnóstico da juventude
Além disso, o Elo da Juventude pretende organizar diversas atividades para expandir suas iniciativas. Foi criado um Grupo de Trabalho para realizar um diagnóstico e elaborar um plano de ações para os próximos dois anos. O GT foi criado após encontro virtual organizado no dia 12 de outubro e que contou com mais de 70 jovens.

A partir daí, o GT passou a trabalhar num levantamento regional das juventudes da REDE. Com base nesses dados, será iniciada uma mobilização e construção de novos elos, de acordo com a resolução sobre o assunto. Também será promovido um encontro presencial para trabalhar com as candidaturas jovens que a REDE terá nas eleições de 2018.

Também ao longo do ano, o Elo da Juventude vai realizar debates temáticos online para elaborar um diagnóstico das pautas que movem esse público. O desejo do núcleo é entregar um material capaz de subsidiar um programa de governo da REDE que possa dialogar com os jovens do país.

Confira a programação

– Abertura – Fala Inspiradora

– Momento autoral/Plenária

– Leitura da resolução n° 12/2016 e esclarecimento de dúvidas

– Mapeamento da Juventude

– Encaminhamentos

Serviço
Reunião Nacional da Juventude
Quando: sábado, 18 de março
Horário: a partir das 14h
Como será: será online via internet, pelo Adobe Connection
Link de acesso: http://redesustentabilidade.adobeconnect.com/juventuderede