site3-85

Heloísa Helena participa do 1º Encontro de Mulheres no Rio de Janeiro

Rede Sustentabilidade 17 de março de 2017

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

A Rede Sustentabilidade no Rio de Janeiro realiza neste domingo, 19 de março, o seu 1º Encontro de Mulheres. O evento marcará o início das atividades para a implantação do Elo Mulheres no estado e acontece a partir das 14h, no Espaço Ideal Eventos, na região central da capital fluminense. A abertura contará com a participação da coordenadora de Organização da Executiva Nacional da REDE, a ex-senadora Heloisa Helena.

Durante o início do encontro, ela fará uma análise da atual situação política do país e também sobre a importância da participação do público feminino nesse contexto. Além de Heloisa Helena, a porta-voz estadual da REDE-Rio, a ex-vereadora Sônia Rabello também abrirá os trabalhos desse evento, ao abordar a experiência da mulher em um cargo eletivo.

Após a abertura, as integrantes do Elo Mulheres no estado vão debater as formas de estruturação o planejamento desse núcleo. Ainda durante essas ações, serão escolhidas as integrantes do Rio de Janeiro que vão participar da Reunião de Planejamento do Elo Mulheres Nacional, que acontece nos dias 1 e 2 de abril em Brasília (DF).

“Nesse encontro, também iremos abordar como nos adequaremos à Resolução 12/2016, que é de extrema importância para a implantação do Elo Mulheres no estado”, avaliou Juliet Matos, integrante do Grupo de Trabalho no Elo Mulheres nacional e componente do núcleo no Rio. Ela explicou que o Elo estadual começou a ser articulado no ano passado, após um encontro promovido pela Coordenação de Movimentos Sociais da REDE-Rio.

As ações se iniciaram por meio de um pré-coletivo formado por um grupo no WhatsApp, relembra Juliet. “Depois disso, fizemos um encontro presencial no Parque Guinle, onde passamos a viabilizar esse núcleo”, conta.

Previsto em resolução
A criação do Elo Mulheres da REDE-Rio está dentro do que está previsto na resolução aprovada no dia 20 de novembro passado pelo Elo Nacional, que regulamenta a atuação e organização dos elos setoriais e temáticos. De acordo com o documento, a formação desses grupos pode ocorrer em todas as instâncias – nacional, estaduais e municipais.

A implantação dos núcleos faz parte da proposta o partido de construir um caminho que garanta uma ação partidária mais horizontal e aberta articular o envolvimento dos filiados e setores sociais não necessariamente vinculado a partidos políticos. Os elos setoriais e temáticos não terão caráter deliberativo, mas servirão para fazer recomendações ou sugestões às instâncias partidárias da REDE.

Por outro lado, o partido deverá sempre consultar esses grupos sobre os posicionamentos e definições políticas quando se tratar de temas relativos à atuação do tal elo formalmente organizado e registrado.

Serviço
1º Encontro de Mulheres em Rede do Estado do Rio de Janeiro
Quando: domingo, 19 de março
Horário: a partir das 14h
Local: Espaço Ideal Eventos
Endereço: Rua Santa Luzia 760, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0