site3-84

REDE-DF realiza a sua primeira plenária geral do ano

Rede Sustentabilidade 17 de março de 2017

Mais de 200 filiados e simpatizantes da legenda participaram, na noite da última sexta-feira (10 de março) da primeira plenária geral deste ano, realizada pelo Elo da Rede Sustentabilidade no Distrito Federal (REDE-DF). O encontro ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, na 908 Norte.

Na abertura, uma homenagem ao público feminino foi exibida no telão, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. Com fotos de diversas integrantes da REDE, o vídeo arrancou aplausos dos presentes e deu o tom do que seria o evento: um encontro plural de ideias e propostas para as questões que afetam nossa cidade.

Após alguns informes gerais, uma dinâmica foi conduzida pela porta-voz da REDE-DF, Shalon Silva, com o objetivo de promover o máximo de interação entre os participantes. Cinco grandes temas foram selecionados: crise hídrica; os desafios de governar Brasília; crise de representatividade e os desafios da nova política; conjuntura: política nacional e internacional; e conjuntura política no DF.

Após a apresentação dos assuntos, foram montados dois circuitos contendo cada um deles cinco relatores. A partir daí, os presentes foram divididos em dez grupos, sendo cinco para cada circuito. Dessa forma, todos tiveram a oportunidade de debater sobre os cinco temas e suas colaborações foram registradas pelos relatores. Ao final, eles apresentaram um balanço dos principais pontos discutidos e todas as contribuições serão posteriormente compiladas em um único documento.

Shalon Silva comentou sobre a atividade. “O que nós tivemos aqui foi um protagonismo ativo das pessoas. A REDE adota a metodologia participativa e isso significa uma nova forma de conduzir os espaços de participação. Não se trata de algo para criar um colorido diferente. É muito mais do que isso. Estamos falando de uma nova política”, afirmou.

Para o Senado
Após a dinâmica, o também porta-voz da REDE-DF, Pedro Ivo Batista, apresentou oficialmente o nome do deputado distrital Chico Leite para ser candidato ao Senado pelo partido no Distrito Federal, nas eleições de 2018. “A REDE tem condições de contribuir para que Brasília avance e nós possamos ter uma política mais participativa”, disse. Pedro Ivo finalizou, ao afirmar ter a convicção de que Chico Leite representa esses ideais.

Muito aplaudido por todos, o parlamentar fez um breve discurso e agradeceu o apoio. O deputado reafirmou o seu compromisso com o DF. “Me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto baseado na ética, no trabalho sério e na sustentabilidade. Há muito ainda a ser trilhado e a colaboração de todos é fundamental.”

Balanço
Para o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Andre Lima, o debate foi extremamente qualificado. “Nós observamos o alto nível das contribuições. Isso mostra que as pessoas estão antenadas e o conteúdo das propostas e dos comentários foi muito interessante”, avaliou ele, que também é membro da Executiva da REDE-DF.

“As pessoas estão comprometidas e tentando pensar de maneira nova, o que é muito positivo. Acho importante e fiquei feliz de ter vindo e avalio que foi muito bem-sucedido”, ponderou Maristela Bernardo, integrante do Elo Nacional da REDE pelo Distrito Federal.

Na visão de Worton Silva Ferreira, morador de Planaltina, a plenária foi um exemplo de cidadania. “Agradeço a REDE pela oportunidade. Acredito muito nos projetos do partido e precisamos nos unir cada vez mais”, disse. Esta visão é compartilhada por outros filiados.

Com informações da REDE-DF