site4-55

Senado vota hoje o projeto de decreto que pode revogar extinção da Renca

Rede Sustentabilidade 19 de setembro de 2017

O plenário do Senado deve votar nesta terça-feira o projeto de decreto legislativo de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) que pode revogar o decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre (Renca). Caso seja aprovado, o decreto de Randolfe impedirá que a área de mais de 4 milhões de hectares seja liberada para mineração.

A votação acontece em regime de urgência – aprovado na semana passada depois de mais um protesto no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Na ocasião,artistas, ambientalistas e organizações – entre eles o Greenpeace Brasil e Avaaz Brasil – apresentarem aos parlamentares mais de 1,5 milhão de assinaturas pedindo a revogação do decreto de Temer. Desde o mês passado, diversos artistas têm se juntado à pauta, – que no Senado e Congresso tem sido muito bem representada por nosso senador, Randolfe Rodrigues e nosso deputado Alessandro Molon, numa importante mobilização na defesa da Amazônia, por meio do movimento 342Amazônia. Nas redes sociais, o movimento tem convocado toda a sociedade a se manifestar conta a extinção da Renca.

Os reflexos dessa mobilização mostram o poder de cooperação suprapartidária e de vários setores da sociedade em benefício de uma causa comum: a defesa do meio ambiente.