desafio-nacional-12

Desafio Nacional alcança 55 municípios com Ficha Limpa Municipal

#Rede 1 de dezembro de 2017

O primeiro Desafio Nacional encerrou com bons resultados e grande mobilização de nossos vereadores em todo o Brasil. O Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal, que deveria ser apresentado nas Câmaras, já está sancionado em quatro cidades e foi aprovado em outros oito municípios, esperando apenas a sanção dos prefeitos. Atualmente, a Ficha Limpa Municipal está tramitando em mais 43 cidades com projetos apresentados por vereadores da REDE.

O Desafio da Ficha Limpa Municipal, lançado em agosto deste ano, consistia na apresentação de um projeto de lei que aplica os mesmos critérios de inexigibilidade da Lei da Ficha Limpa Nacional para os cargos políticos de indicação, como secretários e assessores, tanto no executivo quanto no legislativo, em âmbito municipal.

A inspiração do Desafio veio do Projeto de Lei Popular da Ficha Limpa, sancionado desde 2010 e idealizado pelo ex-juiz Marlon Reis. Com o objetivo de garantir a idoneidade de candidatos a cargos políticos eletivos, o Projeto teve 1,6 milhões de assinaturas.

Com isso, a REDE quer contribuir no combate à corrupção em todas as esferas, garantindo boas práticas de gestão pública.

Nos próximos Desafios, a REDE pretende continuar a inovar e engajar seus filiados. As propostas seguintes serão divulgadas no site do Desafio Nacional. Cadastre-se aqui  como mobilizador e sugira temas para as nossas mobilizações!