whatsapp-image-2018-05-18-at-14-18-07

Reunião em aldeia indígena define pré-candidatos em Santa Catarina

#Rede 16 de maio de 2018

A Rede Sustentabilidade em Santa Catarina fez no último sábado (12), na aldeia guarani Yynn Moroti Wherá (“reflexo das águas cristalinas”), também conhecida como M’Biguaçu, o primeiro encontro estadual de seus pré-candidatos. Na ocasião, o partido confirmou a pré-candidatura de Rogério Portanova a governador do estado.

Após a abertura na casa de reza com o coral da comunidade, que fica à beira da BR-101, os representantes partilharam momentos de formação e debate das estratégias eleitorais e plataformas de governo. A REDE tem dois indígenas entre seus pré-candidatos – o guarani Hyral Moreira, advogado formado pela Univali, e o kaxinawá Leopardo Sales -, e se prepara para disputar as eleições com chapa completa. Além de Portanova ao governo, o partido deve lançar Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno ao Senado, além de uma gama de concorrentes a deputado federal e estadual.

Portanova declarou que “a interação da REDE com a cultura guarani foi especial e reafirma o firme propósito do partido de mudar o Brasil com sustentabilidade e valorização da diversidade”.

A aldeia Yynn Moroti Wherá possui 59 hectares e é habitada por 32 famílias (120 pessoas) divididas em 27 casas. Conta com uma escola onde 70 alunos estudam da primeira série ao ensino médio. Cerca de 80% das aulas são em guarani e, dos nove professores, seis são indígenas.