site3-76b

Elo Nacional da REDE avaliará processo eleitoral nos dias 10 e 11 de novembro

#Rede 29 de outubro de 2018

O Elo Nacional da REDE Sustentabilidade, instância que reúne representantes da legenda em todas as unidade da Federação, se reunirá entre os dias 10 e 11 de novembro, em Brasília (DF). No encontro, os dirigentes do partido debaterão a atual conjuntura política do Brasil e as possíveis alternativas para a continuidade da legenda.

Após as discussões, a Executiva Nacional irá propor a realização de um congresso nacional extraordinário para deliberar os encaminhamentos que deverão ser adotados pela legenda. “A Executiva Nacional entende que esse debate deve ser feito para além do Elo Nacional, com a participação de todos que apoiaram e continuam apoiando a construção da legenda. Por isso, iremos propor a realização de um congresso nacional, que reunirá representantes estaduais e municipais de todo o país e é a instância legítima para tomar as decisões necessárias para a conjuntura”, explica a porta-voz Nacional do partido, Lais Garcia.

Para subsidiar o debate nos dias 10 e 11 de novembro, a Executiva Nacional apresentará ainda um documento com a avaliação do processo eleitoral e as perspectivas jurídicas para o futuro da REDE. O material está sendo elaborado por uma comissão de trabalho interna, instituída especificamente para tratar do assunto.

Ao participar pela primeira vez das eleições gerais, fato ocorrido neste ano, a REDE elegeu um deputado distrital, sete deputados estaduais, uma deputada federal e cinco senadores – resultado que garantiu à legenda o posto de segundo partido mais vitorioso na disputa pelo Senado -, que somados aos vereadores eleitos em 2016 significam a presença institucional da REDE em seus três anos de existência oficial. No entanto, o desempenho não foi suficiente para cumprir a cláusula de barreira, legislação que impede o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo gratuito de rádio e televisão para o partido na próxima eleição.