whatsapp-image-2019-02-02-at-113245

Joenia Wapichana recebe homenagem de apoiadores antes da posse na Câmara

#Rede 2 de fevereiro de 2019

A deputada federal eleita pela REDE Sustentabilidade em Roraima, Joenia Wapichana, foi recebida por apoiadores no gramado da Esplanada dos Ministérios, momentos antes de sua posse na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (1º). O ato foi organizado para homenagear o significado de sua candidatura e eleição, que, na contramão de uma bancada cada vez mais conservadora e ligada ao agronegócio, dedicará seu mandato para defender os direitos coletivos e sociais dos indígenas de todo o País.

A deputada foi saudada pelos porta-vozes nacionais da REDE, Lais Garcia e Pedro Ivo Batista; pela ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, Marina Silva; pela representante do Elo Mulheres da REDE, Muriel Saragoussi; pela integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Valéria Paiê; e pelo ambientalista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Henio Barreto.

“Agora, nós temos alguém que representa originariamente, digamos, como uma mãe simbólica, as raízes brasileiras, para que a gente possa lutar para que tenha demarcação das terras dos índios, para que tenham o respeito cultural, simbólico, econômico, social, espiritual dos povos originários brasileiros. E que o nosso movimento não é um movimento só dos índios, é um movimento de todas as pessoas. Defender direitos humanos, defender justiça social, proteção da natureza, não é coisa de direita, de esquerda, de centro, de baixo, de cima. É coisa de ser humano. Qualquer ser humano que tenha dignidade defende essas causas”, afirmou Marina Silva.

Após a cerimônia de recepção, os apoiadores acompanharam a deputada Joenia até a chapelaria da Câmara dos Deputados. A caminhada foi feita ao ritmo de cantos e instrumentos indígenas, como as maracas, que chamaram a atenção da imprensa que estava no local.

Joenia Wapichana assume o cargo de deputada federal por Roraima para a legislatura 2019-2023.