Nota da REDE Sustentabilidade sobre o primeiro turno das eleições na Argentina

Eleições na Argentina: Vitória do candidato Sérgio Massa no primeiro turno é uma vitória da democracia.

A Rede Sustentabilidade acompanhou com grande interesse e preocupação as eleições presidenciais do nosso país irmão, a Argentina. Devido ao seu peso político, econômico e cultural, a Argentina é uma parceira crucial do Brasil na América Latina e no mundo. Com efeito, mergulhada em uma crise sem precedentes, as eleições gerais foram marcadas pelo crescimento da extrema direita.

O candidato extremista, Javier Milei (com 30% dos votos), recebeu apoio aberto de Jair Bolsonaro e de uma grande parte do bolsonarismo, expresso publicamente em uma carta de parlamentares brasileiros. Felizmente, a maioria do povo argentino não se deixou levar pela propaganda enganosa e também aprendeu com a experiência que o Brasil sofreu com Jair Bolsonaro. Os argentinos têm apreço pela democracia, pela ciência do que significou a ditadura argentina com o não anistiamento de ditadores. O povo argentino deu ao Sérgio Massa 36% dos votos, garantindo a vitória do candidato do atual governo no primeiro turno.

O crescimento de Sérgio Massa ocorre menos pelo sucesso de sua gestão na economia, mas sim pelo medo gerado pelo discurso de Javier Milei, que é um saudosista da ditadura militar, um negacionista das questões climáticas, que se define como anarcocapitalista e um defensor do armamentismo, o que tem fortes semelhanças com o ex-presidente brasileiro.

Portanto, a Rede Sustentabilidade parabeniza o povo da Argentina e o candidato vitorioso no primeiro turno, e declara seu apoio à candidatura de Sérgio Massa, pelos valores do partido, pela defesa da democracia e da sustentabilidade em todos os seus níveis. Ela conclama as forças progressistas, democráticas e populares da Argentina a confirmarem no segundo turno a vitória de Sérgio Massa.

A onda de extremismos, fundamentalismos e fascismos que ronda o mundo não pode prosperar. Precisamos derrotar a extrema direita na Argentina e no mundo para avançarmos na luta pela paz, pela justiça social, pela democracia e por um mundo sustentável.

Elo (Direção) Nacional da Rede Sustentabilidade.