You are currently viewing NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE EM SOLIDARIEDADE AOS SERVIDORES ESPECIALISTAS EM MEIO AMBIENTE MOBILIZADOS EM TODO O PAÍS

NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE EM SOLIDARIEDADE AOS SERVIDORES ESPECIALISTAS EM MEIO AMBIENTE MOBILIZADOS EM TODO O PAÍS

O Elo Nacional da REDE Sustentabilidade se solidariza com os servidores especialistas em Meio Ambiente do IBAMA, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como os dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS – IBAMA), mobilizados em todo o país. A categoria reivindica melhores condições de trabalho, valorização salarial, autonomia técnica e respeito à legislação ambiental.

As trabalhadoras e trabalhadores do Meio Ambiente têm atuação fundamental na preservação dos biomas brasileiros, no combate às mudanças climáticas, na promoção da qualidade de vida e na execução da Política Nacional de Meio Ambiente em todo território nacional, sendo imprescindível a sua devida valorização. Não há floresta sem servidor ambiental valorizado.

A paralisação das atividades de campo do Ibama, do ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) já dura mais de mês, resultando em drástica diminuição das multas e esforços de fiscalização.

Os servidores estão há alguns anos sem reestruturação, resultando no atual estado de precarização da carreira ambiental, muitas vezes sujeita a alto risco em campo. Nesse sentido, ecoamos os apelos para que estas servidoras e servidores sejam devidamente contemplados em suas demandas em defesa do serviço público e do meio ambiente.

Elo Nacional da REDE Sustentabilidade