You are currently viewing Porta-voz nacional da Rede visita Roraima e reúne com filiados no município de Uiramutã

Porta-voz nacional da Rede visita Roraima e reúne com filiados no município de Uiramutã

Filiados(as) do Elo Uiramutã
Foto: Lohana Chaves 

O Porta-voz nacional, Wesley Diógenes, pela primeira vez, visitou Roraima, especificamente, o município de Uiramutã, nos dias 8 e 9 de outubro, acompanhando a comitiva da deputada federal Joenia Wapichana. Cumpriram agenda, além do município de Uiramutã, na comunidade indígena Willimon, também estiveram no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), na comunidade indígena Barro, região Surumu, participando do Seminário Estadual da Juventude Indígena de Roraima, na noite do dia 7.

No evento, com a presença de mais 100 jovens indígenas de várias regiões do Estado, Wesley expressou gratidão e saudou o mandato da deputada federal Joenia, única indígena e do partido no Congresso Nacional, como um mandato exemplar que atua não somente para defender os direitos indígenas, mas do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Também saudou o movimento indígena brasileiro que tem encarado os desmontes e ataques do governo.

“ A Joenia vale pelos 513 deputados, porque, além de ser a primeira mulher indígena eleita, é, talvez, uma das únicas parlamentares que tem feito um trabalho exemplar na defesa dos povos originários, defesa do desenvolvimento sustentável e na defesa do combate às mudanças climáticas, principalmente nesse cenário de governo genocida”, destacou Wesley.

“O mandato da Joenia é muito importante para a Rede Sustentabilidade, mas é também muito significativo para os povos originários”, completou. Saudou também o movimento indígena pelo enfrentamento aos desmontes das políticas públicas e socioambientais no Brasil. “ Foi o movimento indígena, o único até agora que tem se levantado contra o governo, mesmo na pandemia, e mostrado a sua força, indo a Brasília e evitado muitos retrocessos”, frisou sobre a mobilização indígena que reuniu mais de 6 mil indígenas em Brasília.

Na comunidade indígena Willimon, onde foi realizada a III Feira de Produção Agrícola Sustentável e de Artesanato, Wesley reafirmou o compromisso da Rede na defesa dos direitos dos povos indígenas. Lembrou da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, suspendendo a Lei estadual 1.453/2021, que autorizava o uso de mercúrio no garimpo.