Livro “O que é Sustentabilidade” é lançado pela Fundação Rede Brasil Sustentável

O professor Julio Cesar de Sá da Rocha lança a publicação O que é Sustentabilidade pela Fundação Rede Brasil Sustentável e Editora Direito Levado à Sério.  “Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais”. A declaração poderia ser nos dias de hoje em meio à pandemia provocada pelo coronavírus e que possui direta relação com a crise ambiental e o modelo de produção e consumo dominantes, mas é trecho da Declaração de Estocolmo, 1972.  

Nunca o tema da sustentabilidade foi tão relevante diante de encruzilhada por que passa a humanidade, pois a sustentabilidade ganha autonomia e amplifica sua atuação não só na área do meio ambiente, mas como noção transversal, segundo Heloísa Helena, Presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável. 

O livro O que é Sustentabilidade, conta com 121 páginas, discute a sustentabilidade em seis capítulos, utilizando metodologia de problematização e perguntas para debate, divide a temática em introdução para compreender a sustentabilidade, no capítulo 2, explicita fundamentos ancestrais e a sustentabilidade com o bem-viver, o ubuntu, o yang/ying e vasudhaiva kutumbakam; no capítulo 3,  discute sustentabilidade ambiental e trata dos documentos globais: Carta da Terra, Agenda 21 e os princípios dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável  da ONU (ODS); no capítulo 4,  trata dos desafios atuais da sustentabilidade política; no capítulo 5, apresenta diversas experiências sustentáveis; e por fim, no capítulo 6, propõe reflexão de como realizar sustentabilidade no cotidiano. 

Ao final a publicação propõe como trabalho final: assumir a causa: projeto de sustentabilidade. A obra estará disponível na plataforma AMAZON para aquisição, disponibilizando-se gratuitamente parte da obra para acesso geral. 

O autor, Julio Cesar de Sá da Rocha, é Professor da Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo), Pós-Doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia e Conselheiro da Fundação Rede Brasil Sustentável.

Leia trechos do livro:

http://localhost/wordpress/wp-content/uploads/2020/08/O-que-e%CC%81-sustentabilidade-caps-1-e-2.pdf

Link de vendas: https://amzn.to/3aZQcQR

OUTRAS CAMPANHAS