NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE SOBRE O SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

No primeiro turno das eleições, faltou apenas 1,6% dos votos válidos para que o ex-presidente Lula fosse eleito novamente Presidente da República, já na primeira etapa do processo eleitoral. Ele conquistou 48,4% da votação, uma expressiva maioria de seis milhões de votos à frente do atual presidente.

Bolsonaro foi duplamente derrotado, pois, pela primeira vez na história da democracia brasileira, um presidente da república não chega na frente no primeiro turno das eleições.

Esse resultado confirma a rejeição da maioria do nosso povo ao governo genocida de Bolsonaro e a sua política de ataques à democracia, de destruição do meio ambiente, de incentivo ao ódio e a violência, de desrespeito às mulheres, aos pobres, aos pretos, aos povos originários, à diversidade, à imprensa e as instituições da República. 

Por outro lado, chama a atenção o resultado eleitoral para alguns governos estaduais e, principalmente, para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal, com a eleição significativa de representantes da extrema direita e do conservadorismo. Esse fator poderá dificultar o avanço das pautas democráticas e de uma plataforma programática sustentável no próximo governo. 

A Rede Sustentabilidade, já no primeiro turno,   orientou sua militância para a tarefa de derrotar Bolsonaro, cuja candidatura é aliançada  por fascistas e conservadores dos mais diferentes matizes. A REDE indicou o apoio à candidatura do ex-presidente Lula, posicionamento assumido majoritariamente pelo Partido, admitindo, pontualmente, o apoio dado à Ciro por algumas lideranças. 

Agora, no segundo turno, a REDE renova o apoio à candidatura de Lula e conclama todos os partidos e forças políticas do campo democrático, os movimentos sociais e todas as cidadãs e cidadãos de bem a fazerem o mesmo.  Assim sendo, tanto na eleição presidencial, como nos estados em segundo turno, a REDE deve votar contra Bolsonaro e NÃO pode apoiar seus candidatos a Governadores. 

É fundamental fortalecer e expandir a ampla Frente Democrática, Política e Social que está se formando e que é representada pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja vitória eleitoral significará também a vitória da democracia e a derrota do fascismo.

Bolsonaro e a extrema direita estão desesperados com a perspectiva concreta de derrota e intensificarão as fake news, as mentiras, as tentativas de intimidação, os ataques à justiça eleitoral e às urnas eletrônicas, buscando uma narrativa para não reconhecer o resultado eleitoral. 

Longe de nos intimidarmos, vamos todos conquistar mais eleitores, virar voto de quem está indeciso ou equivocado, esclarecer a quem não votou no primeiro turno que poderá votar no 13, agora no segundo,  sem  nenhum problema, e, também, intensificamos a mobilização, indo  às ruas e às redes para defender a democracia e a vida e eleger Lula Presidente, no próximo dia 30 de outubro. 

Brasília, 04 de outubro de 2022.

Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade