NOTA PUBLICA PSOL/REDE – Atentado Criminoso a Casal de Ambientalistas em Santa Catarina

No dia 28 de junho de 2022 Germano Woehl e Elza Nishimura Woehl foram vítimas de um atentado, com disparos de arma de fogo contra a residência do casal na cidade de Guaramirim, Santa Catarina. Germano e Elza são ambientalistas, proprietários da RPPN Santuário Rã-bugio.
Por meio de programas de educação ambiental desenvolvem diversos projetos que visam a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica que, apesar de reduzidos, ainda resguardam uma das mais ricas biodiversidades do planeta e fornecem serviços ambientais indispensáveis para a população.
O Brasil tem se destacado negativamente como um país extremamente perigoso para defensores do ambiente e de causas sociais. Nos últimos anos essa ameaça se intensificou com o próprio governo estimulando o armamento da população e acirrando o clima de conflito entre segmentos da população das cidades e do campo.
Como ambientalistas ativistas Elza e Germano ajudam no monitoramento dos remanescentes de Mata Atlântica, alertando e promovendo denúncias de crimes ambientais. Por certo a insatisfação dos predadores da floresta com o trabalho do casal está na raiz da motivação de mais este atentado. Importante destacar que esse não é o primeiro que eles sofrem.
Felizmente o casal Woehl não foi atingido; Germano estava fora de casa e Elza no piso superior da casa, que não foi atingido pelos disparos. Acionada a Policia Militar fez rondas pelos arredores, encontrou cápsulas de munição calibre 12, porém não localizou o autor dos disparos que, segundo relatos de vizinhos, se evadiu numa motocicleta.
O PSOL e a REDE Sustentabilidade de Santa Catarina externam sua enorme apreensão com essa escalada crescente de violência no Estado e no País, assim como sua total e irrestrita solidariedade ao casal Elza e Germano, repudiando de maneira veemente mais esse intolerável episódio.
É imperativo que todos os esforços sejam envidados na apuração e punição dos autores desse atentado. Não podemos mais tolerar que este cenário, de absoluta insegurança e risco àqueles que se dedicam à defesa do meio ambiente e dos interesses difusos da coletividade, se perpetue. É preciso dar um basta definitivo nesse quadro lastimável, coibindo de forma exemplar esses atentados através da rigorosa e ágil apuração de responsabilidade e aplicação da punição legal prevista.
Florianópolis, 02 de julho de 2022
Mário Dutra (PSOL/SC) Wigold B. Schaffer (REDE/SC)