You are currently viewing Oposição convoca o País em defesa da vida e contra Bolsonaro

Oposição convoca o País em defesa da vida e contra Bolsonaro

Reunidos nesta terça-feira (13/04), presidentes e líderes no Legislativo de nove partidos de oposição decidiram unificar e intensificar ações para enfrentar a gravíssima crise brasileira, que só poderá ser superada com um combate efetivo à pandemia e a Jair Bolsonaro, responsável por transformá-la num verdadeiro genocídio.

Os partidos também manifestam desagravo as agressões e incitações a violência ao Senador Randolfe, autor do Requerimento da CPI sobre a Pandemia. Além de não condizer com a postura de um presidente, demostra seu caráter autoritário, que desloca a energia de seu governo para agredir opositores em vez de salvar vidas.

Nossa primeira preocupação é com a defesa da vida e com a sobrevivência da população brasileira, que precisa com igual urgência de um plano eficaz de vacinação em nível nacional e do restabelecimento do auxílio emergencial de R$ 600, dentre outras medidas para preservar o país e a economia da tragédia que este governo representa.

Além de reforçar as ações no âmbito do Congresso para apurar as responsabilidades do governo Bolsonaro por meio de CPIs no Senado e na Câmara dos Deputados, conclamamos a sociedade brasileira à mobilização pelo impeachment de Jair Bolsonaro, por todos os crimes que já cometeu contra o país e o povo brasileiro.

Os nove partidos que assinam este documento se comprometem a:

  1. Defender a integridade e a efetividade da CPI do Senado para apurar os crimes do governo Bolsonaro na condução da pandemia;
  2. Trabalhar em conjunto pela criação e instalação de uma CPI na Câmara;
  3. Trabalhar em conjunto pela votação e aprovação no Congresso do auxílio emergencial de R$ 600;
  4. Convocar a Plenária Nacional do Impeachment, reunindo os autores dos mais de 100 pedidos de abertura de processo contra Bolsonaro por crimes de responsabilidade;
  5. Organizar um ato político nacional em defesa da vacina, do auxílio emergencial e do Impeachment de Bolsonaro;
  6. Apoiar as inciativas dos movimentos sociais e da sociedade civil no sentido de enfrentar a pandemia e dar um basta ao governo criminoso de Bolsonaro.

Brasília, 13 de abril de 2021


REDE Sustentabilidade (REDE)
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido Verde (PV)
Cidadania
Unidade Popular (UP)