NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE ESTADUAL SOBRE O PROJETO GÊNESIS

A REDE Sustentabilidade do Estado de Goiás manifesta por meio desta nota sua solidariedade e seu apoio às manifestações da Sociedade Civil de Alto Paraíso contra o Projeto Gênesis, lançado subitamente e sem nenhuma consulta popular no dia 10 de setembro pelo Governo do Estado, conforme gravações do evento que estão disponíveis nas redes sociais oficiais do Governador.

Os recursos de compensação ambiental da Mineradora Amarillo, que obteve licenciamento para atuar em Mara Rosa/GO, deveriam ser utilizados para atender as demandas da população de Alto Paraíso, e não para financiar obras faraônicas que preveem até mesmo teleférico.

A indignação da população é legítima, ainda mais tendo em vista o histórico do Instituto Espinhaço, que está por trás da iniciativa, e já tentou fazer a mesma articulação em 2017 com o ex-Governador Marconi, também há exatamente um ano das eleições estaduais; bem como o histórico pretérito da instituição na Serra do Espinhaço, principalmente na Cidade de Conceição do Mato Dentro/MG.

Alto Paraíso precisa regularizar seu lixão e torná-lo um aterro sanitário, precisa de mais postos de saúde na Zona Rural, precisa de uma melhor infraestrutura de abastecimento de água e energia elétrica, precisa de um Juiz e um Promotor permanentes, precisa que os buracos das ruas da Cidade sejam tampados, precisa de mais máquinas para a manutenção das estradas rurais, e muitas outras coisas. Ninguém quer ruas uniformizadas para todo o nordeste goiano!

Defendemos a autonomia de Alto Paraíso para decidir sobre seu próprio território, no caso, em relação à área das Cataratas dos Couros, para que não tenha que ficar sempre se defendendo de investidas estrangeiras que buscam explorar as suas riquezas como ocorre no Brasil desde 1500.

A população de Alto Paraíso pode contar conosco nesta luta em defesa do Cerrado e da autonomia das Comunidades locais sobre seu território! Não ao Projeto Gênesis!

Elo Estadual REDE Goiás
Executiva Nacional REDE Sustentabilidade

OUTRAS CAMPANHAS