REDE realiza convenções municipais históricas em Roraima lançando 32 candidaturas indígenas

A eleição de Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena no Brasil pela REDE Roraima, em 2018, é o forte incentivo não só para os povos indígenas de Roraima, mas para o país, nas eleições municipais de 2020. Nos últimos dias, 3 a 7 de setembro, a REDE/RR realizou seis convenções municipais históricas no Estado.

Deputada Joenia Wapichana e alguns candidatos indígenas de Roraima

Foram lançadas 32 candidaturas indígenas, até o momento. São 30 para o cargo de vereador e 02 para vice – prefeito, em Bonfim e Normandia. 

Os Elos municipais de Bonfim, Cantá, Amajari, Alto Alegre, Normandia e Pacaraima consolidaram a sua participação no processo político, tendo como principal linha de defesa, a representatividade indígena nos espaços políticos. Depois de décadas, sem uma representação legítima no Congresso Nacional, Roraima, desta vez, tem a oportunidade de avançar e eleger mais indígenas para ocupar os espaços políticos nos municípios.

Porta voz (RR) Marcos Braga

O porta-voz Estadual da REDE, Marcos Braga e a deputada federal Joenia Wapichana participaram de todas as convenções. Reafirmaram e fortaleceram os princípios de construção de uma candidatura pautada na defesa do meio ambiente, direitos dos povos indígenas, direitos humanos, das minorias e, principalmente, o princípio da coletividade, um dos pontos mais fortes das candidaturas indígenas em Roraima.

“É um processo histórico, democrático e de participação política importante que vivenciamos nas eleições de 2020”, refletiu Marcos Braga, ao analisar os processos de construção e da participação indígena na política. Pela primeira vez, os próprios indígenas estão à frente de um diretório municipal e construindo o seu próprio projeto político.  

Para a deputada Joenia Wapichana o momento é fundamental e importante para reafirmar a capacidade e o potencial da participação indígena na política. “Sempre falaram que a política não era para nós, indígenas, e que não tínhamos capacidade de eleger, mas estou aqui, como prova de que temos força e somos capazes sim de eleger os nossos representantes indígenas”, reforçou Joenia Wapichana, deixando a sua mensagem a todos os pré-candidatos (as) indígenas que concorrerão às eleições municipais 2020.

As candidaturas da REDE mostram três forças políticas bastante significativas e que farão a diferença nas eleições 2020, a participação das mulheres, dos jovens e de lideranças indígenas. Por exemplo, dos nove pré – candidatos (as) do Elo Cantá, cinco são mulheres e da mesma forma, no Elo Normandia, onde a maioria levanta a bandeira da juventude indígena e no Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o pré-candidato a prefeito será uma liderança indígena indicada em uma assembléia regional de Tuxauas. 

Na disputa eleitoral 2020, por decisão das próprias bases políticas nos municípios, a REDE estará apoiando os partidos, Republicano, PROS, PSD, PDT e PCdoB. 

O Elo Uiramutã e Boa Vista realizam suas convenções nos próximos dias. No dia 12 será Uiramutã e 16 em Boa Vista, com o lançamento de candidaturas para o cargo de prefeito e vereador.

Fonte: Coordenação de Comunicação da REDE/RR

A Convenção respeitou o distanciamento social. Foi realizada em espaço arejado e decorado com iconografia indígena.

OUTRAS CAMPANHAS