Nota de apoio

A Rede Sustentabilidade manifesta solidariedade e apoio à Deputada Joenia Wapichana e declarar repúdio às recentes manifestações do Secretário Especial de Saúde Indígena (SESAI), Robson Silva, sobre o PL 1142 de 2020 que trata de Medidas Emergenciais de combate à COVID-19 entre as comunidades indígenas, quilombolas e povos – comunidades tradicionais; aprovado na Câmara dos Deputados, o PL teve a Deputada Joenia Wapichana como relatora.

Nos áudios o Secretário propaga diversas fakenews aos 34 Presidentes de Conselhos e Distritos Indígenas (CONDISIs) e aos 34 Coordenadores de Distritos Sanitários Especiais Indígenas, solicitando que se manifestem contrários à aprovação do PL 1142 de 2020 no Senado Federal. O Secretário Robson afirma ainda faltando com a verdade, que o projeto afetaria a SESAI (Secretaria Nacional de Saúde Indígena), quando na verdade o projeto foi aprovado como um instrumento que garante um Plano Emergencial durante a Pandemia, reforçando o orçamento da SESAI com recursos extras, a fim de que ampliem sua capacidade de atuação com os Povos Indígenas, sendo uma enorme vitória dos Povos Originários na Câmara dos Deputados.

Este fato com notícias falsas se torna ainda mais grave, no contexto atual do país que está numa das piores crises de sua história, com mais de 700 mil pessoas contaminadas e 40 mil óbitos pela COVID-19 e agora, se agravando, com o novo CoronaVírus alcançando Terras Indígenas e comunidades isoladas. Tendo todo entendimento da gravidade do momento, parabenizamos a Deputada Joenia Wapichana pela relatoria e aprovação deste Projeto de Lei tão importante para preservação da vida e dignidade dos povos originários deste país. Sigamos, combatendo as fakenews e defendendo a vida e a dignidade humana!

#NenhumDireitoaMenos

  Gustavo De Biase e Bruna Paola
  Coordenação Nacional de Ativismo e Movimentos Sociais

OUTRAS CAMPANHAS